produção sustentável

 

Em nossas unidades fabris no sul do Brasil e em Dortmund, já avançamos muito na área de sustentabilidade e temos muito mais ideias para o futuro. Como parte do nosso novo pavilhão em Dortmund, implementamos recentemente alguns projetos interessantes, que gostaríamos de apresentar a vocês aqui.


Energia Solar

Para o processo de fabricação da sola com a nossa espuma MPU, é necessário que todas as partes do molde, ou seja, as formas de cozimento da sola, sejam aquecidas permanentemente para que possa ocorrer a reação química dos componentes da matéria-prima. Esse processo geralmente consome muita energia. Juntamente com um fabricante de plantas industriais, após uma fase intensiva de desenvolvimento, podemos agora usar a energia solar para controlar a temperatura dessas peças dos moldes, com sucesso. Para isso, foram instalados cerca de 500 m² de painéis solares na cobertura dos pavilhões da produção, por onde flui permanentemente um líquido, que absorve assim o calor do sol. Essa energia é repassada para modernos trocadores de calor, que aquecem diretamente as peças dos moldes. Esta solução é altamente eficiente e única na indústria calçadista.

 


Consumo de água

Tanto no Brasil quanto na Alemanha, todas as instalações da ATLAS usam água da chuva para operar os banheiros. Em Dortmund existem dois tanques subterrâneos com capacidade de 8.000 litros cada. A água da chuva dos telhados é encaminhada para esses tanques, armazenada e enviada aos pontos de consumo dos sanitários por meio de uma tubulação específica. Desta forma, economizamos anualmente milhares de litros de água potável.


Energia Elétrica

Desde meados de 2020, instalamos um sistema fotovoltaico de 5.000 m² em nossos telhados. Este sistema tem uma potência de pico de 750 kWh e pode, portanto, em dias ensolarados, cobrir 100% de nossas necessidades de eletricidade em Dortmund. A sobra de energia alimenta a rede elétrica da cidade. Este investimento de cerca de meio milhão de euros, nos permite utilizar a energia solar de forma sustentável e a longo prazo para nossas máquinas de produção.    


Sistema de aquecimento

Nos às vezes frios meses de inverno, o aquecimento das áreas de produção, armazenamento e escritórios é essencial. Após muitos anos de tecnologia de condensação de gás, decidimos mudar a tecnologia na área de sistemas de calefação. O complexo sistema é baseado em uma mistura energética de bombas de calor de ar e tecnologia solar, que produzem a energia necessária sem o uso de combustíveis fósseis. Ela é armazenada em um tanque de armazenamento de calor geotérmico de 30.000 litros como água quente a uma temperatura de 10-20 graus Celsius. A temperatura da água é então elevada para cerca de 40 graus Celsius usando bombas de calor de alto desempenho e o sistema de aquecimento do piso e o aquecedor de ar são alimentados com essa água quente. Este investimento também é de longo prazo e proporcionará por muitos anos um “aquecimento verde”.