GERENCIAMENTO DE ENERGIA


Como uma empresa de manufatura, a energia é um dos recursos usados com mais frequência e tem o maior impacto sobre o meio ambiente. Portanto, estabelecemos a meta de economizar energia e utilizar fontes alternativas de energia para tornar sustentável o uso necessário de recursos.

A ATLAS é uma marca em rápido crescimento. Temos expandido consistentemente nossa sede em Dortmund, tanto tecnológica quanto estruturalmente. Quando usamos novas máquinas e tecnologias, priorizamos a eficiência energética. Todos os nossos edifícios e pavilhões de produção e logística são equipados com tecnologia LED de última geração.


Em 2020, após 18 meses de construção, foi construído um pavilhão de produção e logística de última geração com 3.500 m². Foi dada atenção especial à operação sustentável do edifício. Toda a água da chuva das superfícies do telhado é coletada e usada para operar as unidades sanitárias.

A energia solar é convertida em eletricidade por meio de energia fotovoltaica e, portanto, pode atender a todas as necessidades de eletricidade do edifício. O sistema de aquecimento é baseado na tecnologia de ponta de bombas de calor. Duas bombas de calor de ar e quatro de salmoura, em conjunto com 48 módulos solares, garantem o aquecimento sem combustíveis fósseis.

Nossa contribuição mais importante para reduzir a compra de energia tradicional externa é a geração de nossa própria eletricidade por meio de nosso sistema fotovoltaico. Nosso sistema fotovoltaico foi instalado nos telhados de nossos edifícios de produção e escritórios na unidade de Dortmund em 2020 e foi ampliado de 530 kwp para 746,82 kwp em 2022. Em 2023, produzimos cerca de 654.285 kWh de eletricidade e, portanto, geramos cerca de 18% de nossas necessidades de energia.

Alimentamos a rede local com o excedente e pretendemos compensar 50% de nossasemissões de CO2 até 2028 e 100% até 2035.

 

Conversão do sistema de aquecimento em um sistema de bombas de calor a ar e tecnologia solar que não requer combustíveis fósseis.

Alimentamos a rede local com o excedente. Nosso objetivo é compensar 50% das nossas emissões de CO2 até 2028 e 100% até 2035. Durante a produção das solas de poliuretano ATLAS, os moldes das solas são pré-aquecidos para o processo de formação de espuma. No setor de calçados, isso é feito convencionalmente com o uso de óleo térmico, que passa por um aquecedor de fluxo elétrico e, em seguida, é introduzido no molde. Juntamente com um fabricante alemão de tecnologia solar, a ATLAS desenvolveu uma solução personalizada e exclusiva que reduz o consumo de eletricidade e protege o meio ambiente a longo prazo. Para isso, um total de 300m2 de painéis solares foram instalados no telhado da produção, através dos quais flui um meio de transporte.

 

Esse meio de transporte é aquecido a até 100 °C até mesmo por uma pequena quantidade de radiação solar e, em seguida, é alimentado em um acumulador de calor. Esse acumulador de calor, por sua vez, é conectado às nossas máquinas de produção e agora aquece diretamente o trocador de calor do óleo térmico na máquina. A temperatura de fluxo necessária de 60 °C pode, portanto, ser fornecida às máquinas por 24 horas - também graças ao acumulador de calor.